terça-feira, novembro 18, 2003

O que responder aquela pergunta de algibeira - Qual foi o momento mais feliz da tua vida?
Tenho a sorte de ter dois que me lembro. O primeiro foi quando disse à Catarina que estava apaixonado por ela, fi-lo nos jardins da Universidade Lusíada. O segundo foi quando pedi um beijo à Teresa e ela deu-mo, foi nas margens do Mondego.
O amor esteve presente nestes dois instantes da minha vida, não o pude compreender, nunca o abarcamos completamente, mas lá estava ele, num jardim em Lisboa e num Wolkswagen Polo estacionado numa colina virada para o Mondego.

Que rosas fugitivas foste ali!
Requeriam-te os tapetes, e vieste...
-Se dói hoje o bem que fizeste,
É justo, porque muito te devi.

Quantas vezes, Amor, já te esqueci,
Para mais doidamente me lembrar de ti!

Poisas as mãos sobre o meu rosto,
e vais partir,
sem nada me dizer,
pois só quiseste despertar em mim
a vocação do fogo e do orvalho.

Nota: Três excertos de poemas, reunidos em medley, ou rapsódia, o primeiro de Mário de Sá Carneiro, intercalado pela Forbela, e por último, o grande Eugénio de Andrade.